25.4.11

O inimigo agora é a corrupção


Mais maduro e estratégico, um novo Capitão Nascimento volta as telas para combater o crime organizado, agora como Subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Mais uma vez, a luta contra o sistema é o principal objetivo de Nascimento e dentro do Estado fortalece o BOPE que afasta o trafico de muitas favelas e impede que policiais corruptos faturem com as milícias. No primeiro longa de Tropa de Elite, a luta era contra os bandidos e policiais corruptos, agora se transforma numa batalha contra as milícias, em que policiais tomam a favela dos traficantes e enriquecem as custas dos moradores. O filme conta com cenas emocionantes da atuação do BOPE dentro e fora das favelas. A suposta morte de Nascimento, no início do filme, dá um clima de suspense que leva qualquer pessoa esperar atenciosamente pelo desenrolar da historia. Mas quem pensa que o alvo são traficantes e policiais corruptos está enganado. José Padilha consegue o inesperado, atacar a todos, a estrutura política que facilita o sistema de mortes, tráficos e inclusive aqueles que alimentam a política brasileira, inclusive nós, eleitores. Esse é o novo longa, “Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro” que foi sucesso nos cinemas e já está disponível em DVD e Blue Ray.

O diretor José Padilha e o roteirista Braulio Mantovani construíram uma história atual, baseando-se nas milícias existentes no Rio que assombram famílias oferecendo proteção. O outro lado, fictício é a historia da vida de Capitão Nascimento, sua solidão e os problemas que enfrenta dentro de casa, como a cena em que o filho é preso com maconha.

Inspirado no livro A Elite da Tropa 2, de Rodrigo Pimentel, Tropa de Elite 2 mostra um novo desafio e um novo sistema que se reiventa e descobre como lucrar sem o intermédio do tráfico. Em perseguição a isso, o público acompanha Nascimento indo além dos limites do quartel, revelando as ligações das milícias com o Estado. E o preço por essa descoberta é alto. 

Mais do que um filme de ação, o novo longa de José Padilha é fundamental para se entender os problemas não só da segurança pública, mas de todas as mazelas sociais. O sentimento de revolta é resultado do filme que mostra a corrupção que gera mortes e atrasos a nossa sociedade. Quando Nascimento, na tribuna da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, contesta os deputados e diz que os problemas estão na política, todos sentimos culpados por eleger corruptos e contribuir para um sistema que favorece o lucro pessoal, a corrupção os problemas de nossa sociedade.




ELENCO:

Wagner Moura, Irandhir Santos, André Ramiro, Pedro Van Held, Maria Ribeiro, Sandro Rocha, Milhem Cortaz, Tainá Müller, Seu Jorge, André Mattos, Fabrício Boliveira, Emílio, Orcillo Netto, Jovem Cerebral, Bruno D´Elia.

FICHA TÉCNICA:

Direção: José Padilha
Roteiro: José Padilha e Bráulio Mantovani
Argumento: José Padilha, Bráulio Mantovani e Rodrigo Pimentel
Produção: José Padilha e Marcos Prado
Produção Executiva: James D’Arcy e Leonardo Edde
Direção de Produção: Katiuscha Melo e Edu Pacheco
Preparação de Elenco: Fátima Toledo
Direção de Fotografia e Câmera: Lula Carvalho
Direção de Arte: Tiago Marques Teixeira
Figurino: Claudia Kopke
Maquiagem: Martin Macías Trujillo
Efeitos Especiais: Bruno Van Zeebroeck, Keith Woulard, Rene Diamante e William Boggs
Som direto: Leandro Lima
Montagem: Daniel Rezende
Edição de som: Alessandro Laroca
Mixagem: Armando Torres Jr.
Trilha sonora: Pedro Bromfman
Empresa produtora: Zazen Produções Audiovisuais LTDA
Coprodutores: Wagner Moura e Bráulio Mantovani
Coprodução: Globo Filmes, Feijão Filmes e RioFilme
Patrocínio: Claro, Net, CSN, Brahma, Riachuelo, Samsung, Unimed, Cinpal, Hotéis
Marina, Rede D´OR e Governo do Estado do RJ
Apoio: ANCINE, Prefeitura do RJ, Pólo Cinematográfico de Paulínia e Telecine
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Belém Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |