10.5.11

Fotografe o tempo

Arquivo pessoal.

Em uma tarde de segunda-feira, abro minha gaveta e retiro algumas fotos antigas. Entre elas, a de um casamento.

Meus olhos pararam por um instante enquanto eu sorria. A foto em preto e branco mostrava alguns convidados com calças largas, roupas simples, não como hoje, onde se gasta cem, duzentos reais entre aluguel de roupa e salão para ir a um casamento. O noivo de camisa branca, gravata listrada, paletó xadrez grande e calça xadrez pequeno, um look que hoje usaríamos em uma tradicional festa junina. A noiva com um vestido branco simples, véu e grinalda.

Depois de olhar todos os detalhes da foto, minha expressão congelou novamente. Naquela época, se tiravam-se fotos para eternizar momentos, contratava-se um fotógrafo para o casamento, aniversário, formatura e comprava-se um álbum no qual todas as fotos ficavam, algumas com uma legenda escrita a caneta do lado. Depois de anos, as fotos estavam lá, para os filhos, netos, bisnetos olharem e fazerem a mesma cara que estou fazendo e, talvez, até se perguntando a mesma coisa que eu me pergunto: “por que hoje não é mais assim?”

Antigamente, as pessoas faziam uma viagem e tiravam algumas fotos do lugar, depois apreciavam com seus olhos. Hoje, é mais importante ter uma foto em tal lugar do que ter vivido aquele momento. E não falo de ter uma foto apenas, são cem, duzentas fotos em poses diferentes, caras e bocas ilustrando a fotografia que depois vai para o orkut, facebook, twitter...

Fotografia é uma coisa tão maravilhosa, mas que já não sabem mais usar. O que antes servia para eternizar um momento, agora serve para vender uma imagem, publicar um rosto bonito. Se você possui uma câmera, tente usá-la da maneira correta. Fotografe o tempo! Fotografe um almoço em família, uma reunião de amigos, o nascimento de uma criança, as ruas da sua cidade, a sua casa.

Seus filhos não vão se importar em como você sabia se maquiar para ir a uma festa, mas eles com certeza vão adorar saber que você foi criança, adolescente, adulto, em mundo muito diferente do que será o dele.

Um comentário:

  1. Fotografar o presente par se ter um passado...

    ResponderExcluir

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |