24.11.11

GENTE DE NOSSA TERRA: RITA FELCHAK



                                          



                                                     ( Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira)

Com arte, muita garra e manha, mesmo quando viver de arte em Guarapuava parecia impossível, Rita Felchak nunca desistiu de tornar menos monótona a paisagem da terra de Guairacá. Lembro-me de que quando conheci Rita, ela ensinava a arte do teatro no Colégio Belém, seguida pela sua fiel companheira de arte e de toda uma vida Dody, David era pequeno ainda, mas já acompanhava fascinado as performances da trupe.
Com valentia, própria de grandes mulheres, ela ensinou uma geração de Guarapuavanos a admirar o Teatro, além disso valoriza atores locais e mão de obra da cidade em suas grandes produções. Rita, por meio de sua arte, une a História às histórias de sua cidade natal, de sua região, de seu Estado, mas a dramaticidade de seu trabalho evoluiu para a universalização, ou seja, o toque regional transcende os muros da cidade e atinge a sensibilidade de todos que têm o privilégio de assistir às suas encenações.
Muito se comenta que Guarapuava só aparece na mídia quando algo negativo acontece, mas Rita Felchak e a Cia Arte & Manha levam e “elevam” o nome de nossa cidade em vários eventos nacionais, no entanto valorizar a arte não é agenda dos grandes meios de comunicação, mas isso não é motivo para Rita desistir, ao contrário, em seu currículo consta a montagem de mais de 40 espetáculos e apresentação de inúmeras performances teatrais, os atores de sua companhia já estiveram no palco mais de 3.500 vezes, mostrando seu talento e arte genuinamente guarapuavana, para um público de mais de 500 mil pessoas.
Rita Felchak, Gente de Nossa Terra, que ao unir paixão e arte, ensina ao mesmo tempo que encanta. Salve, Rita!



                                                             
                                                              

5 comentários:

  1. aiaiaiai... é bem isso q o povo precisa né, só teatro... comida, saúde e segurança são superfúlos....

    ResponderExcluir
  2. SIMPLISMENTE MARAVILHOSO NINCIA
    VC FOI ENVOLVIDA PELA ESSENCIA DA CIA ARTE MANHA
    VALEU
    SUSANA FERNANDES

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rita Felchak pelo trabalho maravilhoso, que é, a arte de representar no palco e também o privilégio à nós simples espectadores experimentar e se render aos sonhos. O momento de encantamento que é o teatro

    ResponderExcluir
  4. Duas mulheres indescritíveis. A que homenageia e a homenageada. Amo o trabalho das duas. São pessoas que fazem o que gostam e conseguem transmitir isso aos que tem o privilégio de suas presenças em algum momento da vida.

    ResponderExcluir

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |