23.4.12

O ESPETÁCULO PAIXÃO DE CRISTO

Itamar Abreu Turco
Em Guarapuava, é apresentado há nove anos o espetáculo Paixão de Cristo. O maior espetáculo da cidade, enquanto produção cultural, quantidade de atores e espectadores. A apresentação ocorre na Praça da Fé, localizada ao lado da rodoviária, na sexta-feira santa.
O Espetáculo Paixão de Cristo é um exemplo que é possível produzir uma cultura além da cultura. Para essa produção, diversas pessoas são envolvidas. São nove bairros da cidade envolvidos, tanto com atores como também organizadores, desde figurinos até suporte técnico.
Neste ano, foram mais de 800 atores para um público de quase 40 mil espectadores. A junção do religioso com a arte emociona e redimensiona a história da cidade.
Segundo Rita Felchak, coordenadora do evento, os atores são todos guarapuavanos, 97% são jovens. Uma novidade que foi constatada nesse ano, foi a inversão de papéis para alguns personagens. Os jovens do Bairro Industrial haviam apresentado nos anos anteriores o papel da tentação, esse ano apresentaram os anjos. Uma mudança que ficou perceptível nos ensaios, pois eles ficaram mais calmos, destaca a coordenadora.
Para Gabriel Veríssimo, coordenador dos jovens no Bairro Industrial, a troca de papéis não agradou inicialmente os jovens, só após o início dos ensaios é que perceberam que era possível apresentar também os anjos.
Para Mariel Oliveira, Mãe de um dos personagens que está há cinco anos no espetáculo, “os anjos vieram para acalmar o coração dos jovens”.
Enfim, a produção de um espetáculo mexe com os sentimentos e com a vida, antes, durante e depois da apresentação. Produzir cultura é sinônimo de ousar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |