9.6.12

“De boa na lagoa”


Sentado em um daqueles bancos de 30 centímetros de altura que todo guarapuavano conhece, durante horas - entre devaneios e observações - vidrei meus olhos na cultura que envolve e explicita a Lagoa das Lágrimas.

Posso adiantar que de lágrimas não vi nada. Nosso ponto turístico lendário é usado para sorrisos, mesmo que esses sejam momentâneos ou simples resultados de descanso. Quem procura a lagoa para lazer encontra o que quer, e quem sabe algo a mais.

Mesmo sem ter uma infraestrutura que proporcione diversas atividades, a área da lagoa é usada para muita coisa. Esportistas correm ao redor em uma competição de quem sua mais. As madames e seus poodles passeiam calmamente observando as árvores. Um casal sentado na grama troca beijos e planos futuros, promessas de alegrias que sejam iguais a aquela que estão sentido. O vovô e a sua neta desfrutam do típico (ou seria também lendário?) sorvete que é vendido por ali há mais de 50 anos. É disso que vive a lagoa, dessa pluralidade de culturas.

Noto também que o lugar é muito bem conservado. A grama esta aparada e lixo na calçada não se vê. O problema é que o local é alvo de vandalismo quase todas as noites. Alguns desocupados tratam de quebrar os bancos, depredar as luminárias e pixar qualquer coisa que dê para escrever “vida loka” em letras que só eles mesmo entendem.

Outro símbolo da lagoa das lágrimas é o pedalinho. Por alguns trocados, você pode dar uma volta em simpáticos pedalinhos (mini barcos feitos de fibra em que se precisa literalmente pedalar para que ele se mova e fazer uma força imensa para que faça curvas) ao redor da lagoa.

É um ótimo lugar para o lazer. Ler um livro. Esquecer dos problemas. Praticar um esporte, ou simplesmente fazer o que estou fazendo: observando sem pretensões ou preocupações.

2 comentários:

  1. "Esportistas correm ao redor em uma competição de quem sua mais. As madames e seus poodles passeiam calmamente observando as árvores"

    ooooolha o estereótipo!

    ResponderExcluir
  2. Esse blog já teve momentos melhores, com alguns texto vejo que a produção está decaindo... Não vou tirar os méritos de algumas postagem que leio aqui, mas outras penso que estão sujando o bom mérito que o blog tem.

    ResponderExcluir

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |