26.7.12

Educação: solução para as mazelas sociais




                                                              Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira


A vida é dura e só sobrevivem os mais aptos. É preciso ter uma boa educação. Rubem Alves







      A Educação deveria ser prioridade em todos os níveis, pois um povo educado é um povo que tem discernimento, se ele pensa diminuem consideravelmente a pobreza, a ignorância , a violência...

Programas de combate à fome, à pobreza, à violência só terão eficácia se houver investimento em Educação. Atitudes paternalistas mascaram a real situação, são ações inócuas que não atingem o cerne da questão. O que se deveria fazer é garantir o acesso à educação básica, porque é nessa fase que se começa, segundo Gilberto Dimenstein, a derrota educacional.

Sabe-se que o futuro deve ser construído hoje, agora, projetos que são destinados a mudar a feição de uma Nação não podem ser efetivados a curto prazo, pois só servirão com marketing político.

Por outro lado, é necessário, também, que a educação possua qualidade, não se pode pensar em escolas como “depósitos” de crianças e jovens. A Escola deve privilegiar o conhecimento, além de preparar para a convivência na sociedade.Não adianta freqüentar aulas, faz-se necessário que se participe ativamente delas.  Não existe razão em informar por informar, é preciso que se tire proveito da informação, que ela se transforme em conhecimento. Se isso não ocorre, pecas-se não por falta, mas, o que é pior, por omissão...

Um comentário:

  1. Amigos...
    Estou escrevendo meu Artigo da Pós-Graduação e, justamente, Educação com qualidade, faz parte do meu tema. Parabéns pelo texto!
    Regina Ap. Gonçalves

    ResponderExcluir

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |