9.9.12

Corpo relaxado e mente equilibrada

Tai Chi Chuan é técnica uma técnica de origem oriental que significa meditação em movimento. Em Guarapuava, a atividade é oferecida pela Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI, que é vinculada a UNICENTRO. Quem ministra as aulas é a professora Etel Vepel. Para a professora o Tai Chi é uma forma de se concentrar, relaxar e se centrar, tanto fisicamente como psicologicamente. A professora explicou que a prática leva o equilíbrio ao corpo através de 18 movimentos de alongamento, realizados em duas partes.

Os movimentos da atividade são feitos com leveza e cada praticante faz de acordo com as próprias limitações físicas. Essa movimentação não é especificamente um exercício, nem uma dança, isso porque não exige uma cobrança, pelo contrário, o ideal é se soltar e trabalhar a inspiração e expiração. Etel Vepel comentou que durante as aulas a música não é usada porque as pessoas precisam entender e sentir cada movimento junto com a respiração, se a música fosse usada poderia gerar uma falta de atenção.
         
          A atividade ajuda na prevenção e tratamento de várias doenças, também evita dores musculares e má circulação sanguínea. O Tai Chi pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, inclusive por cadeirantes. Na UNICENTRO as aulas são realizadas no campus Santa Cruz, duas vezes por semana, no período da manhã para a comunidade em geral e no período da tarde para pessoas vinculadas a UNATI.  


                                                                                                 
                                                                  Alexandre Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |