20.9.12

Semana Farroupilha marca as raízes do tradicionalismo


Uma vez por ano todo gaúcho, seja aquele nascido no pampa alegretense, ou longe dos pagos do Rio Grande, tira a sua pilcha do armário e olha pra sua querência amada com orgulho, lembrando tempos de heróis e festejando o orgulho das suas tradições. 

Foto: RSN
A Semana Farroupilha comemora o “precursor da liberdade”, famoso 20 de setembro. Imortalizada no hino Rio Grandense, a data remete ao ano de 1835, quando Bento Gonçalves e os revolucionários tomaram Porto Alegre, instituindo a República Rio-Grandense e dando início a Revolução Farroupilha. 

O confronto foi o mais extenso que a América latina já viu. Durante dez anos, o exército farroupilha duelou de igual para igual com o exército do império. Só vieram a sucumbir no dia 1º de março de 1945, com o tratado do Poncho Verde que previa anistia plena entre os revoltosos e a corte. 

Décadas se passaram, mas os ideais daqueles que outrora se rebelaram ainda correm pelas veias do gaúcho. 

Mas se tu é guarapuavano e preserva suas tradições no cerne pampeano herdadas pelo sangue ou simpatiza com os dogmas gaúchos saiba que por aqui a Semana Farroupilha também será comemorada. 

Então venha comemorar com a gauchada de Guarapuava. As comemorações começam no dia 20 (quinta-feira), com uma cavalgada, e encerra no dia 23 (domingo) com um fandango no CTG Fogo de Chão acompanhado pelo grupo Os Serranos.


Serviço
Mais informações sobre a programação: http://www.redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=45426

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |