21.11.12


‘’Celeste Inválido Silício’’

Kamila Dussanoski
Fotos do site oficial do evento

          O jovem Norbert Heinz, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2009) e Mestre em Biologia Evolutiva na área de Genética Evolutiva (2012) também pela Unicentro, com sua nova obra, o livro de poemas concretos com realidade aumentada ‘’Celeste Inválido Silício’’ participou da categoria Arte Digital, da 1ª edição do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais no 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Comunidades e Aprendizagem em Rede, em Recife – PE. Norbert  ficou em 10º lugar, recebendo, segundo ele, menção honrosa.
‘’ Foi um excelente resultado ser selecionado entre os dez num evento que reúne os melhores profissionais das áreas de Hipertexto e Tecnologia na Educação’’. Expressou Norbert.
           O livro é composto por poemas da autoria de Norbert e  co-autores (graduando Raryel Costa Souza e Prof Dr. Claudio Kirner – ambos da área da Computação da Universidade Federal de Itajubá),  que ficaram responsáveis pelo projeto de Realidade Aumentada. Além disso, a capa e cada um dos 23 poemas foram comentados por professores de diversas áreas, sendo eles leitores de literatura ou não. O livro também possui 2 prefácios: um da professora da área de Letras, Profª Dra. Níncia – do DELET da Unicentro e outro do professor da área de Computação, Profº Dr. e Livre Docente Romero Tori – da USP.
 ‘’O fato de ser o primeiro livro de poesia em Realidade Aumentada já é a característica mais relevante da obra. A utilização de sons retirados de jogos (Counter Strike e Half Life), combinados com os objetos 3D e os textos, representa uma inovação na poesia concreta (levando em consideração que combinações aproximadas desse contexto até então eram apresentadas em forma de vídeos). Outra característica é a presença dos comentários que não estão restritos aos professores de Letras e nem a professores leitores de poesias’’. Comentou Norbert.
           Para quem quiser ver e saber mais sobre e o livro, Norbert estará expondo-o  na Unicentro nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro de Exposições do Campus Santa Cruz.

Link do livro:
  ckirner.com/poemas

Link dos premiados no evento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |