20.11.12


Consciência Negra, o que você acha sobre isso?

20 de novembro, é o dia da Consciência Negra , feriado em algumas cidades do país. Nos últimos dias, alguns usuários de redes sociais compartilharam um vídeo em que o ator Morgan Freeman é questionado por Mike Wallace sobre o que ele pensa em relação ao Mês da Consciência Negra, sem hesitar Freeman respondeu: "ridículo".
Para o ator, não há como resumir toda a história, toda uma vida em apenas um mês, Wallace faz outra pergunta, desta vez ele quer saber qual outra alternativa para nos livrarmos do racismo, Morgan Freeman responde rapidamente: "parar de falar sobre isso".
Depois que assisti ao vídeo de 55 segundos, questionei-me sobre algo que já havia me questionado antes, qual é a minha opinião sobre, não só o dia da Consciência Negra, mas também o dia da Mulher e tantos outros dias que estão presentes em nosso calendário. Até que ponto uma homenagem acaba por ser um ato preconceituoso.
São discussões que envolvem muitos pontos de vista, opiniões diferentes e conhecimento. Particularmente, gosto de pensar que os seres vivos, todos eles, são especiais e que não devemos deixar um dia específico para homenageá-los. Gosto de pensar que cada um é singular e capaz de coisas lindas, independente do sexo ou cor, e sim por que é um ser complexo, cheio de sentimentos, ideias.
Devemos nos homenagear todos os dias, comemorar o dia da Consciência sempre, nos respeitando, ouvindo uns aos outros, não destruindo o espaço em que vivemos e outras inúmeras atitudes básicas que tornaria o convívio com o próximo e com a natureza muito melhor. Essa é a minha opinião sobre o assunto, e você, o que acha sobre isso?

Carol Coleto

Acompanha o trecho da entrevista com Morgan Freeman




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |