23.7.13

Frio em Guarapuava

Foto: Jussara Souza.
A semana começou rigorosa em Guarapuava e em toda a região Centro-Oeste, assim como a maior parte do Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina amanheceram com neve em várias de suas cidades na segunda-feira, 22 de julho . Até mesmo o Paraná esteve sujeito ao fenômeno.
Guarapuava, muito conhecida por suas baixas temperaturas, disputa com Palmas o título de cidade mais fria do Estado. Em ambas  nevou no dia 22 de julho. Segunda-Feira começa marcando até 0º C, e, perto das 21 horas, a neve chega para embelezar a cidade de Guarapuava.
O povo recebeu com alegria as três horas de neve, e muitos se reuniram no Parque do Lago para brincar e montar bonequinhos. O Parque sempre é lembrado por suas manhãs cheias de neblina e sua paisagem quase europeia.
O frio embeleza a cidade, mas torna a vida de muitos moradores mais complicada, pois grande parcela dos habitantes vive da agricultura, a geada acaba com muitos cultivos, dificultado a renda de muitas famílias e fazendo os preços de produtos perecíveis nos mercados subirem. No fim de semana, 20 e 21 de julho, casas foram destelhadas em diversos pontos da Cidade, desabrigando famílias no Morro Alto e na Vila São João.

Em Julho de 1975, houve sua mínima absoluta: -12º C, ainda 10 anos antes há o registro da ultima neve na cidade, mas todos os anos, o inverno se faz presente na vida dos guarapuavanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |