6.3.14

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave) – Vencedor do Oscar 2014

O Gorpacult traz a resenha do filme 12 anos de escravidão, grande campeão do Oscar, filme que arrebatou todos seus telespectadores, emocionou e está conquistando a cada dia que passa, mais seu espaço entre os melhores filmes do momento. Imperdível para qualquer amante da sétima arte.
12 Anos de Escravidão, é baseado em fatos reais da autobiografia de Solomon Northup, um homem que luta pela sua sobrevivência e liberdade. Nos Estados Unidos antes da Guerra Civil, Northup, um homem negro e livre do estado de Nova York é sequestrado e vendido como escravo. Enfrentando a crueldade do perverso dono de escravos, bem como inesperadas gentilezas, Solomon luta não só para sobreviver, mas também para manter sua dignidade. Após 12 anos de sua inesquecível luta, um encontro ao acaso com um abolicionista canadense muda sua vida.
12 Anos se torna grandioso e necessário, por não ter medo de críticas quanto à exposição da brutalidade e da falta de amor e compaixão existente nos homens brancos daquela época. Por ser um dos poucos filmes que relatam os acontecimentos do período escravocrata e não a adaptação dos negros e brancos na sociedade após a abolição. Por não ser um filme essencialmente comercial, se torna uma obra-prima.
Torturas, ameaças, abuso sexual e exploração são elementos constantes no desenvolver do filme. Atuações seguras e certeiras de Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong’o e Michael Fassbender, dão o toque especial na história.  Seu enredo é tão expressivo, que Brad Pitt, o ator mais conhecido no elenco, se faz desnecessário.
O longa ganhou o Oscar de melhor filme neste domingo (2) e fez do britânico Steve McQueen, de 44 anos, o primeiro cineasta negro a dirigir uma produção que venceu o principal prêmio de Hollywood. 
Ainda que tenha participação pequena, a atriz estreante Lupita Nyong'o é igualmente responsável pelo sucesso do filme, já que sua personagem, Patsey, é a que mais sofre as torturas do fazendeiro vivido por Michael Fassbender. Reconhecida por sua atuação, levouo troféu de melhor atriz coadjuvante do Oscar para casa. 



Ficha Técnica:

Diretor - Steve McQueen
Elenco - Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch, Paul Dano, Garret Dillahunt, Paul Giamatti, Scoot McNairy, Lupita Nyong’o e Brad Pitt.
Produção - Brad Pitt, John Ridley, Jeremy Kleiner e SteveMcQueen.
Roteiro - John Ridley
Ano - 2014
Duração - 2h13m


Por: Diana Pretto


Um comentário:

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |