25.11.15

A arte de desenhar e sonhar

Quando criança adoramos desenhar. No início, os desenhos são rabiscos e com os anos vão ganhando formatos e histórias começam a ser contadas através das cores, lápis, pincel e giz. Com o guarapuavano Laertes Júnior não foi diferente. O menino que antigamente sonhava em ser paleontólogo para trabalhar com dinossauros hoje é desenhista e acadêmico de Moda da Unicesumar. Adora criar coisas desde pequeno, o que torna-se fácil quando a sua infância é repleta de aventuras inspiradoras. “Eu sempre pude criar meus brinquedos na marcenaria dos meus avós, além disso, eles moravam em um lugar maravilhoso, com árvores para subir e um imenso campo para correr”, revela. Em 2008, da necessidade de um caderno de desenho para a escola, Laertes encontrou a sua paixão.

Como o antropologo Hertz Wendel costuma dizer, em tempos de iconofagia, produzir um selfie significa tornar-se imagem. Mas Laertes deixou de lado essa ideia da redes sociais para chegar até grandes artistas com os seus desenhos, torná-los imagens. O artista dá vida a rostos, corpos e imagens, onde já conseguiu chamar a atenção de Gisele Bündchen, Kylie Minogue, Dita Von Teese, Winnie Harlow, Carol Trentini, Bea Akerlund, Isis Val Verde e Sabrine Sato. Muitos compartilham, dão likes e, de alguma forma, entram em contato com as belas obras.

 

Em setembro, durante a turnê mundial, a cantora Madonna surpreendeu seus fãs apresentando, durante canção “Who’s That Girl”, várias homenagens artísticas que já recebeu, entre elas o desenho do guarapuavano. “Foi realmente a sensação mais incrível que já senti, não sabia se chorava ou se dava risada, foi a maior surpresa. Horas depois meus amigos começaram a me mandar imagens que mostravam o desenho com clareza, toda vez que vejo me emociono, não parece real”, comenta.


Quando perguntado sobre o futuro, o artista diz que pretende terminar a faculdade e buscar algo fora do Brasil. “Acho que é o desejo de todo estudante de Moda, vivenciar algo em outro lugar, outros costumes, culturas diferentes”. Assim como toda caminhada, Laertes está apenas no começo. Pretende construir e aproveitar toda essa aventura aos poucos, afinal, nas palavras do mesmo “o futuro é uma surpresa”. E, nessa imensidão de surpresas, acredita que não há limites para sonhar, como na famosa frase “a felicidade do homem está sempre a um passo do que ele conquista”.
"Não esperava que um dia eu fosse reconhecido pelos meus desenhos. É muito gratificante ter esse carinho das pessoas, sobre uma coisa que é feita pelas suas mãos”

E de um reconhecimento a outro, Laertes revela que seu maior sonho é inspirar as pessoas através do seu trabalho. “Que meus desenhos ou o que eu estiver fazendo inspire elas de alguma forma e que isso perdure pelo tempo. Há muitos talentos pelo mundo, mas a maioria é oprimida todos os dias, algumas vezes pela sociedade, outras por padrões impostos ou, até mesmo, pela família. Quero contribuir para que as pessoas vivam mais felizes”. No final, Laertes é um sonhador que não sonha sozinho, mas sonha com e por todos.

Confira outros desenhos do artista aqui.

Texto: André Justus
Foto: Arquivo Pessoal Laertes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |