Pular para o conteúdo principal

Trilogia Before: o nascimento e a consolidação do amor do acaso


O amor. O amor é essa coisa que inspira as artes desde sempre. Desde que a vida existe, o amor existe – e inspira tudo. Desde Shakespeare até os livros lançados na semana passada. Chopin compôs sobre ele, Hemingway, em seu exílio em Paris, colocou-o como uma faísca em meio à guerra, como a beleza que sobressai-se à feiura da vida. Como era de se esperar, o amor está presente no cinema desde as primeiras experiências dos irmãos Lumière com seu cinematógrafo, até os últimos lançamentos. E ele é a síntese da trilogia “Before”, escrita e dirigida por Richard Linklater, hoje muito conhecido pelo filme Boyhood.

Ethan Hawke e Julie Delpy estrelam toda a trilogia

       Um homem e uma mulher discutem durante uma viagem de trem. Eles falam alemão e, a princípio, o objetivo da cena não é que entendamos a motivação do conflito, mas sim ilustrar o desconforto causado pela discussão. Algumas pessoas olham e uma mulher, tendo sua leitura de Madame Edwarda atrapalhada, levanta-se. Ela vai aos fundos do vagão e senta-se numa poltrona vazia e, alguns segundos depois, o casal passa discutindo por ela. Nesse momento, como se a vida fosse feita por esses pequenos momentos do acaso, que volta e meia são questionados pela conjunção subordinativa condicional “se”, a vida da jovem francesa Celine (Julie Delpy) mudou. Ela ouve uma voz e conhece Jesse (Ethan Hawke), e alguns minutos após conversarem, decidem passar o dia juntos. “Salte adiante, dez, vinte anos e você está casada e as coisas estão entediantes. Então, você começa a pensar em todos os caras que conheceu no passado. Eu sou um deles”, ele diz.
            Esse é o enredo de Before Sunrise (Antes do Amanhecer), filme de 1995 escrito e dirigido por Linklater. A premissa do filme parte do encontro casual de um homem e uma mulher que, vindo e indo para lugares diferentes, decidem descer em Viena e passar o dia juntos, até amanhecer do outro dia, quando ele pegaria um avião aos EUA. Pondo assim, apenas, parece ser simples e quem sabe, se a ideia surgisse com outro diretor, de fato seria; ou se Matthew McConaughey atuasse antes da reviravolta em sua carreira, poderíamos ter um comédia romântica aos moldes de “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas”. Falando em McConaughey, ele trabalhou com Linklater em “Dazed and Confused” (Jovens, Loucos e Rebeldes), em 1993. Esse foi o primeiro grande filme do diretor, que até então só havia produzido dois curtas-metragens. Hoje, quem ouve o nome de Richard Linklater provavelmente o reconhece pelo “projeto de doze anos” que foi Boyhood, lançado em 2013. Porém, a primeira grande e complexa experiência cinematográfica dele, onde os atores envelhecem cronologicamente junto com as personagens, foi a trilogia “Before”, que, ao total, levou dezoito anos para ficar pronta – cada filme com um intervalo de nove anos.

A beleza do filme está nos pequenos detalhes

            “Before Sunrise” é um filme de diálogos. Todo ele resume-se em duas pessoas caminhando e conversando, enquanto a câmera desliza e os captura. Sendo assim, o seu grande diferencial é um bom roteiro, que apresenta as personagens e gradativamente, através do que falam, constrói o universo do filme. Percebe-se que houve um cuidado quase cirúrgico com cada linha de diálogo, pois, segundo o que Linklater disse mais tarde, nenhuma fala foi improvisada. Desse modo, vê-se uma entrega muito grande dos atores para construir uma narrativa espontânea, sensível e humana; é fácil acreditar que aqueles dois realmente se encontraram pela primeira vez ali e que alguém, de alguma forma, conseguiu filmar tudo sem ser percebido. Essa espontaneidade não se dá apenas na fala, mas, também, na linguagem corporal: cada olhar, cada hesitação, cada expressão demonstra um sentimento que aos poucos cresce - por exemplo, numa cena eles estão ouvindo uma música da cantora americana Kath Bloom e trocam olhares embaraçados.
          Outra coisa que deve ser reconhecida nesse filme é a cinematografia de Linklater. Ele, principalmente nos momentos onde os atores caminham e conversam, usa planos sequências bastante longos e isso é algo que transformou-se numa marca do diretor, sendo mantido nos seus próximos filmes. Com isso, além da dificuldade natural, que exige, naturalmente, que os atores estejam bem, há também o fato de os diálogos serem bastante extensos – e isso é o que mais impressiona. São quase dez minutos de conversa ininterrupta que captam a essência de uma bela história.
            “Before Sunrise” é, acima de tudo, um filme de apresentações. Pensado isoladamente ele ainda funciona, mas, sua grandiosidade aparece quando o inserimos junto com os demais. Explico: de certa forma, o primeiro filme serve para nos mostrar a personalidade de Jesse e Celine, e, com o decorrer da história, vemos como isso gradualmente muda; há, então, não apenas uma preocupação, como já dito, com os diálogos, mas, também, com a evolução das personagens. Enquanto Jesse é cético, frio e sentimentalmente magoado, Celine é romântica, sensível e contemplativa. Quando, às margens do Rio Danúbio, recebem um poema de um poeta, ou “uma versão parisiense de mendigo”, segundo Jesse, as reações são bastante discrepantes: Jesse duvida que ele havia escrito naquele momento; Celine fica feliz.
              O amanhecer chega e com ele a separação. Em vários momentos Jesse e Celine deixaram claro que não gostariam de trocar telefones ou endereços. E, no último momento antes dele tomar seu avião, decidem voltar a se encontrar depois de seis meses, naquela cidade, naquela estação, naquela plataforma. “Before Sunrise” é um filme quase independente, com orçamento médio de dois milhões de dólares, que marcou e cativou uma época, deixando seus fãs com um gostinho de quero mais após o final ambíguo: teriam Jesse e Celine ficado juntos? 
Os fãs precisaram de nove anos para descobrir se Jesse e Celine voltaram a se encontrar



           Essa pergunta demorou nove anos para ser respondida. Como já dito, Linklater é um diretor que gosta de experimentar e, nesse tempo entre 1995 e 2004, ele lançou outro filme inovador: “Waking Life”. O filme foi lançado em 2001 e, ao contrário das animações convencionais, ele foi totalmente filmado com atores e depois teve sua película pintada, usando a técnica de rotoscópio. Como era de se esperar, o filme é bastante filosófico, com excelentes diálogos e, para os fãs da série “Before”, traz uma cena de Jesse e Celine juntos – o que, de acordo com a discussão deles relembrando duas frases ditas no primeiro filme, sugeriria que eles encontraram-se seis meses depois. Porém, não foi o que aconteceu.
“Before Sunset” (Antes do pôr do sol) foi lançado em 2004 e mantinha Ethan Hawke e Julie Delpy nos papeis principais, e também como coautores do roteiro.
Logo de cara descobrimos que eles não encontraram-se. Jesse agora é um escritor famoso e está numa livraria respondendo algumas questões sobre seu livro, que conta a história de duas pessoas que encontram-se e decidem passar o dia juntos, inspirado no que havia acontecido nove anos atrás. Aos poucos, de acordo com as suas respostas, vemos que eles não ficaram juntos. Mas, em meio a uma resposta, Jesse olha para o lado e vê, entre aos livros, às estantes, uma mulher. Mais velha, sim, mas ainda impossível de não reconhecer: era Celine. Assim, tal qual o primeiro encontro, que nada mais foi que uma coincidência, eles veem-se novamente. Após conversarem, decidem ir a um café até o horário em que Jesse pegaria um avião para continuar sua turnê. Tem-se, assim, “Before Sunset”. 
Before Sunset mantém a essência de seu antecessor: excelentes diálogos e planos longos

Em relação com o primeiro filme, a principal inovação que pode ser vista é a presença de Ethan Hawke e Julie Delpy na construção do roteiro. Dessa forma, essa personificação dos atores acontece num nível muito maior, levando sua presença na obra como algo além de uma mera interpretação. O que se tem é um desenvolvimento concomitante de ator/personagem e uma evolução cronológica do universo “Before” acompanhando a evolução natural do nosso tempo, o que traz, além de uma verossimilhança maior, coincidências como a morte de Nina Simone, que é comentada numa cena.
Apesar do encontro e da fluidez dos diálogos entre Jesse e Celine no segundo filme, é inevitável lembrar que há um intervalo de nove anos desde a última vez que eles viram-se. Sendo assim, é possível notar pequenos detalhes na personalidade de ambos que pode-se dizer que foram criados a partir de uma mútua influência do encontro do primeiro filme. Como já dito, Jesse era mais cético que Celine e isso muda: o Jesse mais velho é muito mais aberto às experiências e à vida de uma forma geral. É possível afirmar que é uma marca deixada por Celine nele. Entretanto, isso também pode ser resultado de suas vivências posteriores ao encontro, como, por exemplo, o fato dele agora ser casado e ter um filho. Já em Celine, vê-se que ela está muito mais amargurada e, aqueles pequenos momentos de reflexão que foram vistos anteriormente não combinam mais com a sua atual personalidade – como quando ela vai ao túmulo das pessoas que morreram afogada no Danúbio e diz algo como “se ninguém souber que você está morto, é como se não estivesse; ou, quando ela afirma a Jesse que ele a conquistou quando contou a história sobre ter visto a imagem de seu avô num arco-íris. E, de certa forma, esse reencontro possibilitou a eles lembrar como eram no passado, como quando Celine diz: “[o livro] me lembrou quão romântica eu era, de como eu tinha esperança nas coisas, e agora é como se eu não acreditasse em nada relacionado ao amor.”
O diálogo entre Jesse e Celine nessa cena é um dos mais importantes para a compreensão da relação entre os dois
O que se vê, além disso, é que ambos estão infelizes com suas vidas, como se o fato de nunca terem se encontrado novamente criasse um vazio impossível de ser preenchido. Como se aquilo que viveram outrora não houvesse sumido, mas, apenas, repousado, aguardado o momento certo para reaparecer. Isso é mostrado em pequenos detalhes, olhares não percebidos, gestos. Jesse disse que havia escrito o livro para tentar encontrar Celine. Assim, aquilo que há tanto tempo fora reprimido gradualmente torna a aparecer, culminando num dos mais belos finais já feitos.
Tecnicamente o filme é semelhante ao primeiro, mas se mostra muito mais espontâneo e profundo. As discussões não se limitam a o que pensam sobre determinado assunto, mas, sim, sobre questões que influenciam suas vidas e as consequências do fato de não terem se encontroado. São consequências exploradas no terceiro filme, mas que ajudam não só a humanizar as personagens, como também criar uma sensação de ir além do limite por quem realmente se ama. Mesmo Jesse estando casado e tendo um filho, vê-se muito claramente a tristeza em seu olhar, e Celine não vive mais que um relacionamento insípido. Essa infelicidade faz parecer que todo o tempo anterior ao dia que reencontraram-se em Paris fosse irrelevante. Eles ignoram tudo para estarem juntos e, após Celine cantar “A Waltz For A Night”, de fato assim permaneceram. Jesse, agora, decide o voo para lá.

Mais nove anos foram necessários para descobrirmos o que aconteceu com Jesse e Celine. Before Midnight (Antes da Meia Noite) foi lançado em 2013, mantendo o trio Linklater, Hawke e Delpy como cabeças por trás da história.
O filme não é mais sobre o que poderia acontecer, mas sim sobre a consolidação do relacionamento de Jesse e Celine. É muito mais ousado que os anteriores, seja em termos técnicos quanto em termos narrativos, que busca mostrar o quão difícil é manter uma relação. “Before Midnight” traz um sentimento de nostalgia ao manter a mesma formula de outrora: diálogos filosóficos e existenciais, longos planos sequência, porém com um adicional: o filme foi todo rodado na Grécia, o que faz com que tenhamos uma qualidade visual invejável.
Jesse agora é um escritor famoso e está trabalhando num novo título – e, como se costume, transformou os acontecimentos de “Before Sunset” em um de seus sucessos. Celine continua trabalhando com empresas não governamentais que atuam principalmente em países da África, mas, a instabilidade fazem-na cada vez mais relevar uma oferta para trabalhar com o governo francês.
O filme começa num aeroporto com Jesse levando um garoto até o embarque. Ele é Hank – é possível que seu nome “Henry” tenha sido inspirado no protagonista de “Adeus às Armas”, de Hemingway, já que Jesse sempre se mostrou um grande fã do escritor. Hank é fruto do primeiro relacionamento de Jesse e logo nos primeiros diálogos é possível notar que a distância pai-filho fez com que a relação de ambos fosse complicada, de modo que, apesar do esforço, Jesse não consegue sentir seu filho próximo, o que o levou a sugerir uma viagem à Grécia.
Em Before Midnight vemos a consolidação do amor do acaso
            Após o embarque de Hank, Jesse sai o aeroporto e encontra Celine, que está encostada num carro; a câmera aos poucos se aproxima das janelas traseiras e vemos as gêmeas Ella e Nina, filhas do casal. De certa forma, a presença das duas crianças na cena a seguir, que é um diálogo entre Jesse e Celine, mostra a mudança e o amadurecimento das personagens, que agora ao invés de terem um foco para si, precisam pensar no conjunto familiar. É nessa cena, também, onde acontece a primeira briga, coisa que se mantém constante no decorrer do filme. A verdade é que Jesse nunca conseguiu evitar a culpa por ter deixado sua primeira esposa. Não que ele se preocupasse com ela, mas, sim, com Hank, que acabou sob a guarda dela nos Estados Unidos. Vê-se que se culpa e Celina sente-se também culpada.
            Pode-se, então, dizer que Before Midnight explora de forma mais explícita o psicológico dos personagens, pondo-os sempre que possível num debate moral: é certo sacrificar a felicidade alheia em prol da própria?
            Novamente com um orçamento pequeno, Linklater consegue fazer um bom filme, o mais relevante da trilogia, e fecha com chave de ouro a história de Jesse e Celine, que, desde o primeiro filme, passou a ser uma referência de bom roteiro e empenho do elenco, que acabaram criando um dos mais belos e humanos romances do cinema. 

Texto: Douglas Kuspiosz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DA OBRA "VÁRIAS HISTÓRIAS", DE MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de família pobre e mulato, sofreu preconceito, e  perdeu a mãe na infância, sendo criado pela madrasta. Apesar das adversidades, conseguiu se instruir. Em 1856 entrou como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional. Posteriormente atuou como revisor, colaborou com várias revistas e jornais, e trabalhou como funcionário público. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Algumas de suas obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas , Quincas Borba , O Alienista , Helena , Dom Casmurro e Memorial de Aires . Faleceu em 29 de setembro de 1908. Contexto Histórico Várias histórias foi publicado em 1896, fazendo parte do período realista de Machado de Assis. Os contos da obra são profundamente marcados pela análise psicológica das personagens, além da erudição e intertextualidade que transparecem, como por ex., referências à música clássica, a clássicos da literatura, bem c

Pintores Paranaenses

A partir do século XIX, a pintura passou a se desenvolver no Paraná, incentivada por pintores como o imigrante norueguês Alfredo Andersen, e Guido Viaro, o segundo vindo da Itália. Ambos dedicaram-se ao ensino das artes visuais, além de pintarem suas obras inspiradas principalmente nas paisagens e temas do cotidiano paranaense. Responsáveis também pela formação de novas gerações de artistas no estado, como o exemplo de Lange Morretes, Gustavo Kopp e Theodoro de Bona, todos nascidos no Paraná. Alfredo Andersen, apesar de norueguês, viveu muitos anos em Curitiba e Paranaguá, e ainda hoje é tipo como o pai da pintura paranaense. Foi ele o primeiro artista plástico atuar profissionalmente e a incentivar o ensino das artes puras no estado. Ele se envolveu de forma muito intensa com a sociedade paranaense da época em que viveu, registrando sua história e cultura. Rogério Dias, outro grande exemplo, sempre foi autodidata, sua trajetória artística tem sido uma soma de anos de paciente

“Esta terra tem dono!”

Do alto, o Cacique Guairacá observa a cidade. Imortalizado em bronze, junto ao seu lobo, ele vigia os moradores e dá boas vindas aos visitantes. Sem dúvida ele é o símbolo de Guarapuava, que traz suas raízes indígenas estampadas até no nome. Uma das vertentes históricas, afirma que o Cacique Guairacá, viveu por estas terras em meados do século XVII. Nessa época, o tratado de Tordesilhas dividia a América do Sul ao meio (ou nem tanto) e Guarapuava se situava em terras espanholas. E como toda grande colonização desta época, havia a opressão indígena – seja a escravização por armas ou pela catequização, tiveram sua cultura esmagada pelo cristianismo europeu.  E também como no Brasil inteiro, houve resistência por parte dos índios. Mas ao contrário do resto da América, aqui tinha o Cacique Guairacá, que complicou muito a vida dos colonizadores.  Armado com lanças e arco e flecha, ele comandou embates aos berros de “CO IVI OGUERECO YARA!” (ou “Esta terra tem dono”). E o