Pular para o conteúdo principal

Um pouco sobre séries do verão norte-americano 2016




Terminou o inverno no Brasil e o verão nos Estados Unidos. Com o frio que fez por aqui eu aproveitei para acompanhar algumas das novas séries e novas temporadas quentinhas que lançaram lá, as season e summer premiere do verão norte-americano 2016.
Dentre as séries que começaram eu assisti Dead of Summer (DOS), Guilt e Wrecked e das que voltaram com novas temporadas eu vi a sétima de Pretty Little Liars (PLL), a segunda de Scream e a quarta de Young & Hungry (Y&H).

Primeiramente, assista Guilt! A série é da Freeform, mesma emissora que transmite PLL e tem uma história de suspense com investigação criminal que te prende do começo ao fim da temporada. Ela tem mesmo um quê de PLL com suas personagens adolescentes que estão envolvidas com um assassinato, mas a semelhança para por aí, Guilt traz um universo muito mais real do que o das meninas de Rosewood em PLL, mas digamos que Grace, a protagonista de Guilt, seria uma excelente Liar também. A série traz personagens curiosíssimos envolvendo diferentes classes sociais de uma Londres moderna com policiais e detetives em busca de pistas do assassinato de Molly, a melhor amiga de Grace. As revelações não deixam o ritmo da narrativa cair até a última cena do último episódio. Em meio as investigações do assassinato, ainda tem um caso de prostituição que envolve o príncipe da Inglaterra, meio Christian Grey de Cinquenta Tons de Cinza.

Guilt encerrou a primeira temporada com dez episódios no dia 22/08/16 e ainda não há informações sobre um possível retorno.

Já que citei PLL diversas vezes, precisamos falar da sétima temporada que será também a última! Amém? Eu sei que vou chorar quando acabar, mas penso que é hora de dar tchau. Aria, Hanna, Emily, Spencer e Alison continuam sendo perseguidas por mensagens de texto e mentiras, mas agora a série cresceu, as personagens cresceram e tudo está cinco anos mais velho do que quando terminou a sexta temporada. Não vou mentir não, gostei. As Liars não estão mais no colégio e suas vidas tomaram diferentes rumos antes de retornarem para Rosewood. Enquanto em Guilt o mistério é “Who killed Molly?” em PLL a sétima temporada trouxe o “Who killed Charlotte?”. Um ponto positivo para a narrativa foi trocar os casais e ir revelando aos poucos o que aconteceu que motivou essas mudanças durante os cinco anos que a série saltou. Se o objetivo da roteirista Marlene King era amadurecer a série, o objetivo foi atingido e deixo aqui minha observação sobre a personagem Spencer, que parece ter se enquadrado muito bem nessa nova fase. As cenas dela foram as que mais me surpreenderam, parabéns para a atriz Troian Bellisario. E não desista de PLL!
Pretty Little Liars encerrou a primeira parte da sétima temporada com dez episódios no dia 30/08/16 e tem previsão para retornar com a segunda parte em abril de 2017.

Mudando de gênero, você assistiu DOS? O terror que se passa no acampamento de Stillwater também é da Freeform e surtiu para mim como uma tentativa de concorrência da série Scream, já que chegaram inclusive a terem exibições nos mesmos dias. Eu vi porque um acampamento de verão amaldiçoado me pareceu um bom tema de seriado. Entretanto, o negócio só melhora lá pelos três últimos episódios e a narrativa se mostrou fraca até mesmo para apenas uma temporada. A trama é interessante por revelar o passado dos monitores de Stillwater com flashbacks que mostram mais sobre suas personalidades e motivações para procurarem o acampamento. A escolha dos atores para interpretar esses monitores é que me incomodou, não me apeguei a nenhum deles, os papeis não são marcantes e distintos como os de Audrey, Brooke e Noah de Scream, por exemplo, mas o casal Blair e Drew merecem destaque, com uma questão de opção e orientação sexual. A reta final de DOS fica boa com a reviravolta da protagonista Amy que muda da água para o vinho.

Dead of Summer encerrou a primeira temporada com dez episódios no dia 30/08/16 e ainda não há informações sobre um possível retorno.

O terror continua também na cidade de Lakewood com a série Scream. A segunda temporada não perde em nada para primeira, até melhora no meu ponto de vista. O cúmplice de Piper, a assassina da primeira temporada, é quem está atormentando a vida de Emma, Audrey e seus amigos com mais assassinatos e perseguições. Novos personagens são inseridos de uma maneira objetiva para termos novos suspeitos e novas relações para ir contra ou a favor. Com base nos assuntos do momento no Twitter, o sucesso da série é notável pelas aparições quase diárias nessa lista com o número de tweets dos fãs e parece que muitos estão aguardando os episódios especiais de Halloween que foram anunciados pela MTV, pois é fácil encontrar contagens regressivas na rede social. FALTAM 26 DIAS!

Scream encerrou a segunda temporada com doze episódios no dia 16/08/16 e retornará com dois episódios de Halloween no dia 19/10/16.

A Freeform não me pagou para escrever isso, eles nem sabem que eu existo, mas vou falar de mais um seriado deles. Y&H é uma comédia muito saborosa, fazendo aqui um trocadilho com o tema de culinária dessa série que é estrelada por Emily Osment no papel de Gabi. Eu não conheço ninguém que assiste Y&H, mas existe um público regular que ajudou a chegar na sua quarta temporada e ainda ganhar um spin-off! O 4x08 de Y&H é também o primeiro episódio da nova série Young & Sofia. Nesta quarta temporada Gabi e Josh continuam sua história de amor complicada com muita loucura e diversão. O ritmo da narrativa de Y&H é bem leve e descontraído, não deixando sobrar tempo para o telespectador pensar em enjoar da série.

Yong & Hungry encerrou a quarta temporada com dez episódios no dia 03/08/16 e ainda não há informações sobre um possível retorno.

O que eu não gosto de séries de comédia é que elas são muita curtas, com episódios de vinte minutos geralmente. Queria que cada episódio tivesse quarenta minutos e por isso fui procurar outra comédia para acompanhar. Foi assim que eu descobri a estreia de Wrecked. Procurei o trailer e já fiquei animado com mais vinte minutos de humor que viriam. A história me parece uma sátira da aclamada Lost, mostrando sobreviventes de uma queda de avião em uma ilha deserta. Owen trabalhava como atendente de voo no momento do acidente e na ilha ele acaba virando amigo de Danny, um passageiro que finge ser policial. Os dois personagens convivem com várias personalidades bizarras dessa série que coloca algumas críticas da nossa sociedade moderna, como dependência de eletrônicos e memória cada vez mais guardada na internet.

Wrecked encerrou a primeira temporada com dez episódios no dia 02/08/16 e foi renovada para segunda temporada com mais dez episódios em 2017.

Texto por Marcelo Junior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DA OBRA "VÁRIAS HISTÓRIAS", DE MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de família pobre e mulato, sofreu preconceito, e  perdeu a mãe na infância, sendo criado pela madrasta. Apesar das adversidades, conseguiu se instruir. Em 1856 entrou como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional. Posteriormente atuou como revisor, colaborou com várias revistas e jornais, e trabalhou como funcionário público. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Algumas de suas obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas , Quincas Borba , O Alienista , Helena , Dom Casmurro e Memorial de Aires . Faleceu em 29 de setembro de 1908. Contexto Histórico Várias histórias foi publicado em 1896, fazendo parte do período realista de Machado de Assis. Os contos da obra são profundamente marcados pela análise psicológica das personagens, além da erudição e intertextualidade que transparecem, como por ex., referências à música clássica, a clássicos da literatura, bem c

Pintores Paranaenses

A partir do século XIX, a pintura passou a se desenvolver no Paraná, incentivada por pintores como o imigrante norueguês Alfredo Andersen, e Guido Viaro, o segundo vindo da Itália. Ambos dedicaram-se ao ensino das artes visuais, além de pintarem suas obras inspiradas principalmente nas paisagens e temas do cotidiano paranaense. Responsáveis também pela formação de novas gerações de artistas no estado, como o exemplo de Lange Morretes, Gustavo Kopp e Theodoro de Bona, todos nascidos no Paraná. Alfredo Andersen, apesar de norueguês, viveu muitos anos em Curitiba e Paranaguá, e ainda hoje é tipo como o pai da pintura paranaense. Foi ele o primeiro artista plástico atuar profissionalmente e a incentivar o ensino das artes puras no estado. Ele se envolveu de forma muito intensa com a sociedade paranaense da época em que viveu, registrando sua história e cultura. Rogério Dias, outro grande exemplo, sempre foi autodidata, sua trajetória artística tem sido uma soma de anos de paciente

“Esta terra tem dono!”

Do alto, o Cacique Guairacá observa a cidade. Imortalizado em bronze, junto ao seu lobo, ele vigia os moradores e dá boas vindas aos visitantes. Sem dúvida ele é o símbolo de Guarapuava, que traz suas raízes indígenas estampadas até no nome. Uma das vertentes históricas, afirma que o Cacique Guairacá, viveu por estas terras em meados do século XVII. Nessa época, o tratado de Tordesilhas dividia a América do Sul ao meio (ou nem tanto) e Guarapuava se situava em terras espanholas. E como toda grande colonização desta época, havia a opressão indígena – seja a escravização por armas ou pela catequização, tiveram sua cultura esmagada pelo cristianismo europeu.  E também como no Brasil inteiro, houve resistência por parte dos índios. Mas ao contrário do resto da América, aqui tinha o Cacique Guairacá, que complicou muito a vida dos colonizadores.  Armado com lanças e arco e flecha, ele comandou embates aos berros de “CO IVI OGUERECO YARA!” (ou “Esta terra tem dono”). E o